riccardo-annandale-140624-unsplash

Life o quê? Calma, a gente explica: na tradução literal lifelong learner significa “eterno aprendiz”; e lifelong learning, “aprendizagem ao longo da vida”.

 

Duas expressões que estão bastante presentes nos papos e pautas da VRS Cursos, Palestras e Coaching. Todos os nossos cursos, papos, facilitações e palestras baseiam-se no conceito de lifelong learning, que obtém cada vez mais sentido num mundo onde a longevidade aumenta e a noção de tempo adquire novos significados.

 

lifelong learning compreende a aprendizagem não como uma tarefa que deve ser realizada em um número determinado de anos, durante uma fase específica da nossa vida, mas como um PROJETO DE LONGO PRAZO que começa na primeira infância e não tem data para acabar. 

 

E, se quisermos ser pessoas bem sucedidas, realizadas e capazes de criar e co-criar no mundo atual, todos nós – crianças, jovens e adultos – teremos que estudar a vida inteira.

 

Mais abaixo vocês entenderão o porquê e como se tornar um lifelong learner.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀

Mas antes, vamos falar sobre longevidade!

Muitas das discussões sobre longevidade se pautam por saúde, qualidade de vida e gestão financeira. Mas e a parte intelectual? Preparar-se para uma vida longa é muito mais do que isso, até porque a vida passou a ser multi-estágios e não mais dividida em educação, emprego e aposentadoria.

 

Isso sugere, na prática, que as transições são constantes e cada um de nós precisa ser flexível, adquirir novos conhecimentos, explorar novas formas de pensar e ver o mundo por outra perspectiva.

 

Uma vida longa significa, portanto, estar sempre atualizado, relevante e resiliente às diferentes transições por que passamos na vida, o que requer aprendizado contínuo. 

 

Características que definem o lifelong learner

Apesar de termos falado sobre longevidade, lifelong learning não tem a ver com faixa etária. Independentemente do seu momento de vida, o aprendizado pode acontecer em qualquer lugar – inclusive fora da escola – e em qualquer idade.

 

Ter curiosidade, ter empatia, buscar ser relacionar, saber ser adaptar, ser questionador e ser livre de julgamentos/ preconceitos são algumas das características que definem o lifelong learner.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

3 crenças que atrapalham lifelong learners

  • - sempre foi assim, pra que mudar agora?
  • - não tenho mais idade pra isso
  • - o que vão pensar de mim?

⠀⠀⠀⠀

3 princípios centrais para ser lifelong learner

  • - saia do piloto automático
  • - amplie sua perspectiva
  • - tenha um olhar curioso sobre tudo

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 7 práticas dos lifelong learners

  • - ter rotina de leitura
  • - fazer cursos, presenciais ou online
  • - aproveitar o ócio criativo
  • - fazer relações entre saberes e ter várias paixões
  • - abraçar as mudanças
  • - relacionar-se com pessoas de diferentes gerações
  • - traçar metas, organizar sua rotina e viver em abundância

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Torne-se um lifelong learner com a VRS Academy!

Com encontros de curta duração, num ambiente confortável e de fácil acesso, a VRS Academy tem o formato ideal para você incorporar o lifelong learning na sua rotina.

 

Nossa proposta é instigar as pessoas a se manterem sempre atualizadas, informadas e em constante desenvolvimento.

 

Não perca nossas temporadas de cursos e torne-se um lifelong learner.

 

Para programação, informações e inscrições: https://vrsacademy.engaged.com.br

 


lifelong learnerlifelonglearningaprendizagem ao longo da vidaaprendizagemaprendizagem continualongevidade